

Psicoterapia para crianças
A psicoterapia com crianças pode ser utilizada para compreender e tratar problemas emocionais e comportamentais, incluindo traumas, dificuldades de relacionamento, ansiedade e depressão. No meu trabalho tenho como objetivo compreender os conflitos emocionais que estão por trás dos sintomas, identificando como comportamentos, emoções e pensamentos se conectam tanto a nível consciente quanto inconsciente, respeitando a individualidade e singularidade de cada criança.
E como funciona?

A psicoterapia com crianças normalmente se inicia com os pais ou responsáveis pela criança. Realizam-se entrevistas para entender a história, contexto e dinâmica familiar onde a criança está inserida. Está etapa pode durar uma ou mais sessões.
Após realizado o contato com os pais ou responsáveis, a criança é recebida no consultório para que se possa dar início ao tratamento.
Durante todo o processo os pais serão chamados a participar novamente. Será entrado em contato com a escola e demais locais que a criança frequenta, para que o trabalho possa ocorrer de melhor maneira possível.
Quais as técnicas utilizadas?
Na psicoterapia com crianças utiliza-se principalmente o brincar como forma de acesso aos conteúdos a serem trabalhados. Também são utilizados jogos, massa de modelar, fantoches, entre outros recursos.
E a duração?
A duração da terapia varia conforme as necessidades de cada criança. Pode durar alguns meses ou anos, dependendo da complexidade dos problemas a serem trabalhados.